top of page

Catedral de Ossos


Catedral de Ossos

Quando nos referimos a Republica Tcheca rapidamente Praga aparece como rota obrigatória para quem está de passagem no país. Mas além de seus castelos e monumentos da antiga Bohemia, nos subúrbios de uma pequena cidade chamada Kutná Hora, a aproximadamente 1h de trem saindo de Praga um cemitério e uma igreja gótica construída por volta do séc XIII apresenta símbolos e elementos históricos de um fiel conto de Edgard Allan Poe.

Muitas histórias fascinantes impregnam o lugar, uma delas aconteceu no inicio do sec XIII, neste período o abade Henrique foi mandado á Palestina e trouxe consigo uma pequena quantidade de terra do Calvário aonde Jesus supostamente foi crucificado. Desta terra esparramada em volta do cemitério, fez-se a popularidade daquela vila em toda a Europa Central com a disputa entre nobres e até membros da realeza de quem seria enterrado naquelas "terras abençoadas". Após 1511 foi dada a tarefa a um monge cego de exumar milhares de corpos, a maioria vitimas da peste negra. Não havia espaço suficiente para enterrar os milhares de esqueletos, então o monge passou a empilhar os ossos na capela do cemitério. Posteriormente, em 1870 os 40 mil ossos foram reorganizados pelo xilógrafo Frantisek Rint.

A capela resultou num fascinante espetáculo da morte. Um grandioso candelabro montado com ossos de diversas partes do corpo humano ergue-se no centro da igreja, colunas e pilastras enfeitadas de clavículas, crânios e fêmures ostentam o interior da catedral. Também vê-se um túnel de ossos, aonde não se tem acesso. Para quem gosta do visual gótico típicos de filmes de terror, vale a pena visitar este desconhecido submundo arquitetônico do leste europeu.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
No tags yet.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page