March 14, 2017

March 14, 2017

Please reload

Posts Recentes
Posts Em Destaque

Catedral de Ossos

March 14, 2017

   

Catedral de Ossos

 

  Quando nos referimos a Republica Tcheca rapidamente Praga aparece como rota obrigatória para quem está de passagem no país. Mas além de seus castelos e monumentos da antiga Bohemia, nos subúrbios de uma pequena cidade chamada Kutná Hora, a aproximadamente 1h de trem saindo de Praga um cemitério e uma igreja gótica construída por volta do séc XIII apresenta símbolos e elementos históricos de um fiel conto de Edgard Allan Poe.

   Muitas histórias fascinantes impregnam o lugar, uma delas  aconteceu no inicio do sec XIII, neste período o abade Henrique foi mandado á Palestina e trouxe consigo uma pequena quantidade de terra do Calvário aonde Jesus supostamente foi crucificado. Desta terra esparramada em volta do cemitério, fez-se a popularidade daquela vila em toda a Europa Central com a disputa entre nobres e até membros da realeza de quem seria enterrado naquelas "terras abençoadas". Após 1511 foi dada a tarefa a um monge cego de exumar milhares de corpos, a maioria vitimas da peste negra. Não havia espaço suficiente para enterrar os milhares de esqueletos, então o monge passou a empilhar os ossos na capela do cemitério. Posteriormente, em 1870 os 40 mil ossos foram reorganizados pelo xilógrafo Frantisek Rint.

   A capela resultou num fascinante espetáculo da morte. Um grandioso candelabro montado com ossos de diversas partes do corpo humano ergue-se no centro da igreja, colunas e pilastras enfeitadas de clavículas, crânios e fêmures ostentam o interior da catedral. Também vê-se um túnel de ossos, aonde não se tem acesso. Para quem gosta do visual gótico típicos de filmes de terror, vale a pena visitar este desconhecido submundo arquitetônico do leste europeu.  

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square